Palavras – chave:

Webmarketing; marketing interativo; marketing direto; cibercliente.

Referências

RUBLESCKI, Anelise. Webmarketing e cibercliente: o Marketing em tempos de “4Ps + 2Ds + 4Cs”. pág. 1-11.

No âmbito da unidade curricular de cibermarketing, analisei o artigo “Webmarketing e Cibercliente: o Marketing em tempos de «4Ps + 2Ds + 4Cs»”.

O artigo tem como objetivo estudar o webmarketing e as características dos novos consumidores, designados de ciberclientes. Considerando que o cibercliente é o resultado de esforços no sentido dos 4P’s do mix de marketing tradicional (Produto, distribuição, comunicação e preço), de 2D’s com interatividade proporcionada pelas bases de dados (diálogo e database), e de 4 C’s, correspondente à prespetiva e necessidades dos consumidores atuais (necessidades e desejos do cliente, custo para o consumidor, conveniência e comunicação).

O database permite gerar informações importantes sobre o cibercliente, nomeadamente, quem são, onde estão, quais as suas necessidades, o perfil, o histórico de relacionamento e as suas expetativas, permitindo que a empresa conheça melhor o seu cliente, de forma a poder aplicar os melhores recursos.

Nas últimas décadas o desenvolvimento da sociedade leva ao aumento das empresas, bem como a publicidade, temos então o marketing de massas, designado pelos 4P’s, em que o foco era atingir o maior número de clientes, sem nichos ou segmentação de mercado, tendendo a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores por um produto.

A relação estabelecida era de uma empresa para um cliente de cada vez, tratando-se assim do Marketing One to One. Os recursos tecnológicos, designadamente a internet vieram permitir às empresas efetuar atividades comerciais no âmbito global, com novas funcionalidades, permitindo uma melhor interação entre o cliente/consumidor e a empresa, ou seja, interatividade, que surge no marketing eletrónico, como uma combinação de ferramentas do marketing tradicional.

O marketing interativo possui uma nova funcionalidade, que é a de estabelecer diálogos contínuos com os clientes. O marketing Interativo permite diversas ações, nomeadamente, a identificação de dados relevantes dos clientes e público-alvo; a exploração de relacionamento para transformar público-alvo em clientes; constrói e mantem a fidelidade dos clientes ou consumidores; possibilita clonar clientes reais a partir do público-alvo e facilita a definição, analise e escolha das estratégias de contato.

Imagem  Antes de se pensar em fidelizar o cliente e estabelecer uma estratégia é preciso saber o que é o cliente para a empresa. Trata-se assim da análise B2C (empresa-cliente), ou seja, cibercliente. O cibercliente é aquele que sabe o que quer, como quer, quando quer e é exigente, este também têm acesso a toda a informação.

A comunicação na webmarketing e a interação torna-se num diálogo estabelecido graças aos bancos de dados. A estratégia de marketing vai mais além dos 4P’s tradicionais, passando a compor-se também por 2D’s, o Diálogo e a Data Base.

No século XXI a mais valia é o cliente, e por isso o marketing deve de ser pensado na prespetiva do consumidor. A interatividade para além de permitir o diálogo permanente com o cibercliente, também é mais exigente, informado e apto de analisar o que evidencia propostas boas ou enganosas.

Vilha e Di Agostini, propõe que as ferramentas de marketing devem buscar quatro benefícios para o cliente, os designados de 4C’s.

A webmarketing tem como vantagens: essência interativa, em que a internet é simultaneamente um canal de vendas e um meio internet-marketing-fort-lauderdale-fl-33316-usa-marketing-onlinede comunicação; métricas, em que na internet tudo pode ser testado antes de ser implementado; flexibilidade, a mudança, correção ou cancelamento de uma campanha, ganha um dinamismo maior; custos, por contato entre cibercliente e marca tende a ser zero; conhecimento sobre o consumidor, sempre que o consumidor visita um site e utiliza um serviço online deixa pegadas que podem ser transformadas em informações de marketing; simplificação dos processos, o número de respostas e participação do consumidor são potencializadas em função da facilidade; performance, a web oferece uma grande quantidade de contactos entre a marca e o consumidor; segmentação, é o agrupamento dos consumidores, conforme as características de cada um; poder de convergência, só a internet permite ser integrada em tempo real, com difusão de imagens e sons e por último, um novo estímulo de mercado, que corresponde ao facto de a internet ter feito surgir uma nova categoria de anunciantes que precisam de soluções one to one intensamente.

O webmarketing é então o desenvolvimento do somatório dos 4P’s + 2D’s + 4C’s, trata-se de um novo composto de marketing, onde a era das vendas passa para a era da prestação de serviços. As empresas têm de se adaptar a um marketing interativo. A separação entre o produto e serviço é cada vez menos.

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Comentários a: "Webmarketing e Cibercliente: o Marketing em tempos de «4Ps + 2Ds + 4Cs»" (1)

  1. Thank you for writing this quality informational content. Your writing technique is impressive and enjoyable to read. You have many interesting points of view that give me pause to consider.

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