Palavras – chave:

Internet, informatização, customização, estratégia relacional

Referência:

 MARQUES, Alzira & COELHO, Arnaldo. (2003) “O papel das TIC na reconfiguração do marketing estratégico das empresas portuguesas”. pág. 49-56.

No âmbito da unidade curricular de Cibermarketing, analisei o artigo “O papel das TIC na reconfiguração do marketing estratégico das empresas portuguesas”.

img04

O artigo aborda as mudanças que a interatividade e conetividade provocam nas estratégias de negócio, modificando assim a forma como as empresas se relacionam entre si e com os clientes. O estudo realizado baseia-se numa amostra de 191 empresas privadas que competem nos mercados B2B e B2C, tendo como objetivo averiguar as oportunidades de negócio criadas pela internet.

O uso das tecnologias da informação tem sido fulcral para identificar os clientes, diferencia-los, interagir com eles, customizar o marketing mix e partilhar o poder de decisão com os clientes, permitindo o aumento de uma lealdade duradoura.

O estudo realizado a partir da amostra das 191 empresas, averiguou que as empresas reconhecem o papel das Tecnologias de Informação e Comunicação na ligação com os clientes, como forma de competitividade, a partir disto, pretendeu-se conhecer o nível de informatização das empresas e analisar o grau de aproveitamento das TIC no marketing estratégico, bem como aferir as diferenças

entre as empresas B2B e B2C.

Pretendeu-se testar as seguintes hipóteses, na hipótese 1 se o nível de informatização varia em função das características demográficas e dimensionais das empresas; na hipótese 2 se as empresas estão a utilizar os sites para reconfigurar o marketing estratégico e as relações com clientes. Pelo que os resultados obtidos confirmam a hipótese 1, que a integração de novas tecnologias é maior nas empresas B2B do que nas empresas B2C.

As empresas que têm um site na Internet são as que possuem um maior nível de informatização.desenvolvimento-de-sites-internet-brasil

Uma vez que se averiguou que são as empresas B2B que mais reconhecem as TIC como fator de competitividade, bem como de informatização, pelo que serão elas a registarem um maior grau de transformação do marketing estratégico. No que concerne a qual das empresas utiliza mais o potencial interativo e conetivo da Internet, verificou-se através de uma aplicação de teste T para duas amostras independentes, entre as empresas B2B e B2C que há uma diferença significativa, nas dimensões de transformação de produtos e network de relações, pelo que as empresas B2B são as que mais exploram este nível.

Podendo assim se concluir que as empresas com sites na Internet foram bem-sucedidas.

Apesar das empresas reconhecerem a importância das TIC como fator competitivo e apostarem na criação de sites na Internet, não estão a fazer o suficiente para transformar o marketing estratégico. Sendo que a utilização das TIC é como alternativa às tecnologias da comunicação tradicionais, funcionando como meios publicitários. Exceto as empresas B2B que utilizam a Internet para desenvolver relações com os parceiros de negócio e com os clientes, mas este aspeto ainda é explorado de forma diminuta.

Verificou-se então que cerca de metade das empresas inquiridas possuem website, mas não aproveitam as oportunidades criadas pela Internet para reconfigurar o marketing mix e as relações com os clientes.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Nuvem de etiquetas

Consumo no Brasil

www.dicapire.com.br

Mundo...

Um mundo de novidades

O Blog do Kalú & Cabé

O Kalú do Marketing e o Cabé da Comunicação

vaihavermolho

As noticias mais recentes...

BI.STEP

BI.EVOLUÇÃO, PASSO-A-PASSO.

guerrilhaemviseu

O cantinho do Marketing de Guerrilha em Viseu

Espaço de Marketing OnLine - Marketing Online Space

Com esta plataforma quero partilhar o meu espaço de Marketing! - In this blog I want to share my marketing staff!

Welcome Marketeers!

"Don't Worry, Be Happy" (Bobby McFerrin)

antoniofigueiredo2013

The greatest WordPress.com site in all the land!

Mundo da Publicidade

"Sei que metade da publicidade que faço é inútil. Mas não sei qual é a metade inútil." Henry Ford

pimenta com mkt

"Não consigo entender porque as pessoas tem medo de novas ideias. Eu tenho medo é das antigas." John Cage

franciscaguiar

Cibermarketing

João Paulo scenes 'n' stuff

Olá! Este Blogue foi criado no âmbito da disciplina de CiberMKT

Metamorphose...

...porque o mundo está em constante evolução

%d bloggers like this: